carandá

CARANDÁ

Local

Campo Grande – MS

Ano de projeto

2022

Ano de conclusão

Previsão para 2024

Área

1989m²

Equipe

Arquitetura: Studio Prudencio

Interiores: Studio Prudencio

Imagens: Studio Prudencio

Incorporadora: Rosso

 O edifício tem como ponto crucial de projeto a sua relação com a praça Bosque da Paz, que é um dos principais parques da cidade e possui cerca de 10 hectares de área verde, e recebe grandes feiras culturais além de ser um ambiente muito utilizado para prática de esportes e lazer. A região do parque possui um caráter predominantemente residencial, sendo composta por ruas pacatas com movimento relativamente baixo. Nesse contexto, o edifício de propõe a manter uma linguagem silenciosa e serena através de materialidades naturais e sóbrias como concreto aparente, linhas horizontais das sacadas e abas e vegetação abundante no térreo e nas floreiras.

 A relação direta com a praça em frente, se inicia através do acesso do edifício, que conversa com as características naturais do entorno através de piso com pedras naturais irregulares, vegetação abundante e planos transparentes que possibilitam a integração visual entre o espaço privativo e o espaço público e consolidam a intenção de caracterizar o hall como uma extensão da praça.

 Os doze apartamentos, que se distribuem entre o primeiro e sexto pavimento, possuem suas amplas áreas sociais direcionadas para o parque através de grande planos de vidro e suas sacadas frontais que abrangem toda fachada frontal do prédio. As unidades privativas são divididas em duas tipologias, sendo uma com duas e outra com três suítes e foram projetadas para que permitam algumas personalizações de ocupação, como integração entre cozinha e área social, aumento do dormitório principal e transformação de um dos dormitórios em estar íntimo.

 Seguindo a mesma lógica de ocupação do espaço e aproveitamento do potencial da paisagem, as áreas condomoniais foram organizadas na cobertura do edifício com um grande mirante. O salão de festas ocupa grande parte da fachada frontal e de uma lateral do rooftop, a academia se direciona para os fundos do edifício e o espaço aberto da piscina e solarium ocupam a outra lateral da cobertura.Todos ambientes internos possuem os perímetros envidraçados permitindo uma grande amplitude visual permitida por um entorno em sua grande maioria de edificações baixas.

 O Praça Carandá, como diz o nome, se identifica e valoriza fisica e conceitualmente o ambiente vegetado que o circunda. Se coloca como um espaço não apenas de contemplação, mas também de estímulo para a integração e uso do espaço urbano através de atividades esportivas, culturais e de lazer, potencializando a região a se tornar cada vez mais saudável e agradável.