lucas 49

LUCAS 49

Local

Porto Alegre – RS

Ano de projeto

2022

Ano de conclusão

2024

Área

2710m²

Equipe

Arquitetura: Studio Prudencio

Interiores: Studio Prudencio

Paisagismo: Creare Paisagismo

Luminotécnico: Studio FOS Iluminação

Imagens: Box Image

Incorporadora: Zek Incorporação

O empreendimento Lucas 49, não leva o nome da rua por acaso. A localização do edifício, no final da Avenida Croronel Lucas de Oliveira, se caracteriza como uma das regiões mais tradicionais de Porto Alegre ao mesmo tempo que possui uma vida urbana muito dinâmica, com diversas opções de restaurantes, serviços e comércios. A partir disso, o projeto busca valorizar os potenciais da região através de sua comunicação com a rua, seja pela organização das áreas comuns, tipologia dos apartamentos ou conceitualmente através de suas materialidades e paisagismo.

 Tanto nas áreas comuns como nas áreas privativas, as escolhas de projeto visaram praticidade e conforto. A área de convivência do térreo se relaciona diretamente com a calçada sendo um volume transparente junto ao pilotis de acesso, absorvendo as funções de trabalho e lazer, com disposição versátil dos mobiliários e materialidades aconchegantes. Além desse ambiente, na cobertura foi posicionado outra confortável área de lazer aberta, com parrilla, e espaços de estar vegetados com paisagismo abundante.

 A tipologia dos apartamentos, segue o mesmo conjunto de características das áreas comuns, com apartamentos de um dormitório, porém muito amplos para o contexto de mercado, sendo um produto muito confortável apesar de compacto. As unidades privativas se distribuem em seis pavimentos sendo quatro por andar. Todas unidades permitem a opção de unificação de duas unidades, viabilizando um apartamento de dois dormitórios.

 A composição de materialidades busca uma personalidade sóbria e respeitosa com o entorno através de sua estrutura exposta em concreto aparente, revestimentos com sistema de fachada ventilada escuras e guarda corpos metálicos escuros nas sacadas e janelas. Compondo com essa neutralidade, as floreiras na fachada e o paisagismo abundante no térreo, além da madeira no térreo contribuem para a aproximação dos moradores à natureza e ao aconchego.

 O projeto, como um todo, se propõe a ser um edifício sóbrio e honesto, unindo características como simplicidade e elegância, o que gera uma implantação adequada ao local em que está inserido. Pode-se dizer que o empreendimento foi feito sob medida para o endereço, que é dinâmico e tradicional, confortável e prático.