LUIZA

LUIZA

Local

São Leopoldo – RS

Ano de projeto

2021

Ano de conclusão

Previsão para 2026

Área

5.968m²

Equipe

Arquitetura: Studio Prudencio

Imagens: Studio Prudencio

Incorporadora: Planta e Obra

O Luiza 343 é um edifício residencial, localizado no bairro São José, em São Leopoldo, inserido portanto em um contexto urbano calmo e arborizado. Envolto a praças e de frente ao centenário complexo do Colégio São José, optamos por lançar um edifício cuja volumetria fosse leve e que trouxesse a aura do bairro para o seu interior.

 Assim, inspirados pelas tradicionais varandas das casas da região, criamos um conjunto de lâminas de concreto que abrigam generosas sacadas sobre um fundo branco, onde se dá o corpo principal do edifício. Este volume é elevado a uma altura suficiente para que se criasse essa sensação de descolamento do plano das alturas da vizinhança, permitindo que este contexto se projete para o interior do prédio.

 O lote em que está inserido o edifício dispõe de uma grande área de desenho irregular, o que possibilitou recuar o prédio em relação à sua testada e criar um amplo espaço em pilotis ajardinado, ancorado pelo volume do hall de acesso. Neutralizamos o volume de estacionamento o posicionando no fundo do terreno e propondo um fechamento escuro, de maneira a destacar esse “cubo de vidro” de pé-direito duplo.

 A transição entre o embasamento e a torre se dá no terceiro pavimento e é onde estão localizadas todas as áreas sociais do condomínio. Salão de festas, bar, brinquedoteca, academia e um espaço para trabalho foram dispostos ao redor do core do edifício e “envelopados” com vidro temperado, criando ilhas de uso específico. Entre estes espaços, foram pensadas pequenas áreas de apoio que entremeiam estes variados usos com a circulação, criando uma espécie de antessala para os espaços-âncora de uso condominial. Para além da projeção do edifício, foram dispostas áreas de deck, solarium, piscina, espaço pet e pequenas áreas de permanência ao redor do espaço aberto. O conceito por trás desta estratégia de suprimir paredes das áreas comuns, é criar um “negativo” entre a base do edifício, de uso eminentemente técnico e a torre residencial.

 No pavimento-tipo, dispomos quatro apartamentos de 3 dormitórios e aproximadamente 88m² em uma planta espelhada, configurando dois apartamentos de frente, voltados para o Norte e dois de fundos, priorizando as orientações Leste e Oeste. Todos os apartamentos contam com sacada integrada à área social e à cozinha / área de serviço. Também foram priorizadas em todas as unidades a Suíte Master, com espaço previsto para closet. Para os apartamentos de frente foi pensada uma suíte americana para os dormitórios secundários com o intuito de gerar mais privacidade, enquanto o lavabo atende ao uso excepcional. Em todas as sacadas, um painel ripado cria uma unidade para a fachada e auxilia no papel de esconder a parte de infraestrutura dos apartamentos, como central de condensadoras, área de serviço e saída de dutos de exaustão.

 O Luiza 343 é um edifício em que buscamos atrelar as demandas imediatas do cliente a um partido arquitetônico arrojado. Da estratégia de”camuflar” o robusto volume de estacionamento ao fundo do lote, atrás de um grande jardim sob pilotis à ideia de criar um clube condominial sobre esta base, descolando o volume da torre; procuramos sempre priorizar uma obra econômica e eficiente, em linha com o mercado em que está inserido. Em resumo, é um edifício de simples execução e materialidade em que a sofisticação se dá através, sobretudo, do seu desenho.